segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2010!

Um novo ano chega e junto renovam as esperanças, sonhos, diposições, ânimos, etc.
É uma pausa pra refletirmos o que vivemos nos últimos 365 dias, e reavaliarmos nossas vidas.

Paramos para pedir dias melhores, e nesse momento refletimos sobre o que é importante pra nossas vidas e o que podemos desejar para que tenhamos dias melhores.

Pensando no que desejar para mim, para meus amigos e família, cheguei a conclusão de que quero uma mente sã num corpo são. Me veio a frase do poeta romano Juvenal que diz " mens sana em corpore sano". Esse é apenas um trecho da poesia do livro As Sátiras.

Esse provérbio chama atenção pelo fato da união que deve existir entre corpo e mente. Acredito que tudo que acontece com o corpo nada mais é do que reflexo da mente, que recebe as energias boas ou ruins e transforma em benefício ou malefício para o nosso corpo e tudo ao nosso redor. Isso me lembra um outro provébio que minha mãe sempre me dizia "cabeça que não pensa o corpo padece"...rs.

Portanto o que desejo a todos nesse novo ano é que tenhamos mente sã num corpo são, porque tenho certeza que com esse equilíbrio, teremos sempre força, saúde, fé e muita alegria para seguir em frente, apesar de qualquer adversidade. Segue aí mais um trechinho da poesia de Juvenal:

Reze para que a mente seja sã dentro de um corpo são.
Peça uma alma forte que não tema a morte,
que ponha o comprimento da vida entre as bênçãos da natureza,
que seja capaz de suportar toda espécie de sofrimento,
que não se irrite, nada cobice e acredite
que a dureza e selvageria dos trabalhos de Hercules são melhores que as satisfações,
festas e a cama de penas de Sardanapalo.
Aqui revelo o que cada um pode dar a si mesmo:
com certeza, o caminho único para uma vida tranquila está na virtude.


Bom amigos, leitores, família, sei que é o tipo de coisa que não conseguimos assim da noite pro dia, conseguir o equilíbrio é algo que devemos exercitar diariamente...e se falhar um dia, não tem problema é só recomeçar no novo amanhecer. Essa é minha mensagem e meus votos para 2010!
Bjos a todos!