domingo, 30 de agosto de 2009

Arnaldo Jabour

"Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.Por muito pouco a madame que parece uma "lady" solta palavrões e berros que lembram as antigas "trabalhadoras do cais"...E o bem comportado executivo? O"cavalheiro" se transforma numa "besta selvagem" no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar...Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma "mala sem alça". Aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma tortura, a escola uma chatice. O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado.Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais.Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta. Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer chegar? Qual é a finalidade de sua vida?Surpreenda- se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.E você? Onde você quer chegar? Está correndo tanto para quê? Por quem? Seu coração vai agüentar? Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?A empresa que você trabalha vai acabar? As pessoas que você ama vão parar?Será que você conseguiu ler até aqui? Respire... Acalme-se... O mundo este é apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência...
NÃO SOMOS SERES HUMANOS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL... SOMOS SERES ESPIRITUAIS PASSANDO POR UMA EXPERIÊNCIA HUMANA...
O Destino decide quem Você encontra na vida... Suas atitudes decidem quem fica."


Olá a todos,
se estiverem lendo aqui, é porque conseguiram ler o texto do Jabour até o final (é...não necessariamente...rs), achei interessante iniciar essa postagem com esse texto, pois me identifiquei muito. Alias resolvi fazer esse blog, para exercitar a paciência, desacelerar, buscar algo prazeroso, que acalme a mente, que me faça respirar calmamente, para voltar a ler mais, para voltar a aprender a escrever.

Posso afirmar de carteirinha a parte em que ele diz "Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer chegar? Qual é a finalidade de sua vida?Surpreenda- se com a falta de metas, com o vago de sua resposta..." é exatamente assim, acho que isso só acontece pela falta de foco em algo ou alguma coisa. Quando temos uma meta, ficamos centrados, caminhando para o objetivo, gastando o tempo produzindo, criando. A ansiedade entra no espaço vazio, na falta de metas. Também me identifiquei muito quando ele fala do e-mail com texto lindo que foi deletado antes de ser lido, pelo fato de ser grande. Alías não deletei esse antes de ler, por ter sido minha mãe quem enviou(nunca deixo de ler os e-mail que ela me manda, apesar de ter lido só hoje, justamente por ser grande, e ela me enviou no dia 12 de agosto ...rs) e pelo peso do nome Arnaldo Jabour.

Mas diante da incerteza do que fazer nesse blog, sabe aqueles momentos em que pensamos "nossa isso aconteceu na hora certa", pois é acredito que esse era o momento certo para ler esse e-mail e me deparar com esse texto. Acho que estamos no caminho certo, acho que a idéia é essa, um bom texto, questionamentos que nos fazem pensar, criticar, aprender, rejeitar, debater...acho que é por aí mesmo. E vamos esperar o que vem pela frente!

Uma boa semana a todos!

5 comentários:

  1. Muito bom o texto!! Excelente! Até porque "pra quem não sabe onde ir qualquer caminho serve" né verdade? Parabéns pela iniciativa irmã.. Que Deus te dê PACIÊNCIA e sabedoria para traçar suas METAS! Te amo muito, saudades!

    ResponderExcluir
  2. Escrevi algo parecido no meu perfil no orkut a uns 3 anos, ninguém pode viver em sociedade sem paciencia, pois se somos tantos, quantos estarão a nossa frente?...Paciência, aguarde, todos terão vez, a fila anda, o mundo gira, e numa dessas expressões vamos nos encontrar, e com ou sem paciência, as coisas acontecerão a seu tempo. Eu sei o quanto isso é verdade(por mais que pareça pronome), e apesar de as vezes perder a paciência, as pessoas a minha volta não tem nada com isso, devo me comportar bem, mal humor o tempo todo ninguém suporta, e sendo sociáveis, precisamos uns dos outros.

    Parabéns pelo blog, que se torne uma Távola Redonda, onde todos podem ter sua voz ouvida, ainda que nem sempre diga o que se espera ouvir.

    "...e cumprida a penitude dos tempos, o Senhor enviou se filho."BS(até Deus tem que ter paciência, esperar)

    ResponderExcluir
  3. Nossa, gostei muito do texto, era o que estava precisando ouvir, eu e muita gente de vez enquando precisa ler algo deste tipo.
    Parabéns pelo o blog, que com sua mente brilhante será um diferencial.
    Saudades...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não sou nada semelhante a Jó, dado a sua característica mais conhecida, mas compro paciência em farmácias. Contrariando todos os cursos de meditação feitos, o imediatismo e a facilidade são a base de minhas ações, tornando-me um escravo dos sintéticos. Quanto às metas e objetivos, me senti como a um peixe fora do aquário...rsrs.
    O texto foi inspirador e atual.

    ResponderExcluir
  5. Oieee... adorei!!!
    a anciedade eh o mal do mundo moderno... falta de paciencia pra tudo... com certeza cada um de nos tem um tikinho deste texto do jabor...

    as metas com certeza são parte de nosso crescimento espiritual... e profissional... e vital... hehehe...

    Amiga, que Deus te ilumine nas ideias... estes espaços são otimos para trocar ideias... vai me atualizando de suas postagens...

    bjos te amo... Ma

    ResponderExcluir