sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Brasil Brasileiro

Olá pessoas,
anda circulando pela internet o texto que colocarei hoje. Não tem nome da autora, porém dizem tratar-se de uma menina de Joinville de 14 anos, que escreveu esse texto para participar de um concurso de redação na escola da rede Municipal, ela ficou em primeiro lugar. Ela se inspirou exatamente na letra do Hino Nacional. Achei sensacional!

Boa leitura!
Bjos a todos!

Certa noite, ao entrar em minha sala de aula, vi num mapa-mundi, o nosso Brasil chorar:

- O que houve, meu Brasil brasileiro? Perguntei-lhe!

E ele, espreguiçando- se em seu berço esplêndido, esparramado e verdejante sobre a América do Sul, respondeu chorando, com suas lágrimas amazônicas: - Estou sofrendo. Vejam o que estão fazendo comigo...Antes, os meus bosques tinham mais flores e meus seios mais amores.Meu povo era heróico e os seus brados retumbantes.

O sol da liberdade era mais fúlgido e brilhava no céu a todo instante.

Onde anda a liberdade, onde estão os braços fortes?Eu era a Pátria amada, idolatrada. Havia paz no futuro e glórias no passado. Nenhum filho meu fugia à luta. Eu era a terra adorada e dos filhos deste solo era a mãe gentil.Eu era gigante pela própria natureza, que hoje devastam e queimam, sem nenhum homem de coragem que às margens plácidas de algum riachinho, tenha a coragem de gritar mais alto para libertar-me desses novos tiranos que ousam roubar o verde louro de minha flâmula.

Eu, não suportando as chorosas queixas do Brasil, fui para o jardim. Era noite e pude ver a imagem do Cruzeiro que resplandece no lábaro que o nosso país ostenta estrelado. Pensei... Conseguiremos salvar esse país sem braços fortes? Pensei mais... Quem nos devolverá a grandeza que a Pátria nos traz?Voltei à sala, mas encontrei o mapa silencioso e mudo, como uma criança dormindo em seu berço esplêndido."

3 comentários:

  1. Curti, muito bom, só a delicadeza dessa de uma criança, pra ouvir esse grito mudo de socorro.

    Sem as árvores não haverá oxigênio limpo, pois é isso que elas fazem, faxina atmosférica, transformam o gás carbonico em açucar, e depois em madeira, com a participação da luz solar, e assim sequestram o carbono, a só pra se distrairem as árvores tem um passatempo de quebrar o solo com suas raizes, balançadas pelo vento, e por essas quebraduras no solo a água da chuva vai entrando e abastecendo nossos resevatórios subterrâneos.
    Viu só o motivo do Brasil chorar?
    Além de ficar careca, ainda vai ter sede.

    Vamos plantar umas árvores nativas?...rsrs!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei boba com a sensibilidade desta menina, só uma criança tem a sinceridade e serenidade para escrever esta linda e tocante redação.

    ResponderExcluir
  3. Pedreliano, parabéns pelo blog. Vamos acompanhar e ver as mensagens do nosso grande amigo.SUCESSO. Abraço, João

    ResponderExcluir